Reunião no Gabinete da Diretoria Executiva da Funasa

Administração - Quarta-feira, 08 de Maio de 2024


Reunião no Gabinete da Diretoria Executiva da Funasa

Em Brasília, no Gabinete da Diretoria Executiva da Funasa, nessa terça, dia 07 de maio, ocorreu uma reunião conjunta com a participação do presidente do Cimop e prefeito de Portalegre, José Augusto; do presidente do CIM Seridó e prefeito de Serra Negra do Norte, Sérgio Fernandes; do presidente da Funasa, Alexandre Mota; e do secretário adjunto da SEMARH, Francisco Auricélio, acompanhados de seus respectivos assessores técnicos, Dra. Tatiane Dantas, Dr. Paulo Lira e Dr. Sérgio Pinheiro. O objetivo da reunião foi discutir a possibilidade de execução do convênio n° 0671/2011, que visa a construção dos sistemas coletivos de aterro sanitário das regiões do Alto Oeste e Seridó.

Além dos mencionados, estiveram presentes os deputados federais Benes Leocádio e Robinson Faria, juntamente com representantes da Secretaria Especial de Assuntos Federativos da Presidência da República e da Casa Civil, devido à relevância da pauta. Esta tinha como propósito deliberar sobre as adaptações necessárias ao plano de trabalho do convênio, considerando o cenário atual, com a iminência da operação de um aterro sanitário privado na região do Alto Oeste, e o início das obras da construção da primeira célula do aterro sanitário de Caicó, com recursos provenientes do Senado Federal.

Durante a reunião, os técnicos presentes esclareceram que é viável ajustar o plano de trabalho para atualização, redefinindo as metas do convênio para concentração na construção de transbordos e na destinação final nos aterros sanitários de Rodolfo Fernandes e Caicó. O presidente da Funasa informou que o convênio foi prorrogado até dezembro deste ano e expôs as dificuldades enfrentadas pelo órgão na reestruturação de seu corpo técnico, destacando que compete à SEMARH realizar os ajustes no plano de trabalho conforme discutido.

Os presidentes dos Consórcios solicitaram um prazo para a conclusão dos ajustes, sendo que a SEMARH se comprometeu a realizá-los até o final de junho. O apoio dos deputados federais foi essencial para garantir os recursos já empenhados, e a presença dos representantes da Casa Civil foi significativa para a articulação dos órgãos, além de reforçar a análise da proposta do PAC do CIMOP, que visa à estruturação da coleta seletiva regional.

 

Consórcio Intermunicipal Multifinalitário Dos Municípios Do Oeste Potiguar


Portalegre